Gerar renda e sustentabilidade gerou um prêmio
É com muito orgulho que a Gota Limpa anuncia que foi premiada com ouro na categoria Design com Impacto Positivo, na 8ª edição do Prêmio Bornancini de Design.
Mas orgulho mesmo nós temos dos benefícios gerados por nossa linda ação que construímos ao lado de um grande parceiro, o estúdio de design sustentável Preza.
Entenda nossa ação premiada: transformamos resíduos gerados pela nossa fábrica em matéria-prima novamente. A partir daí, essa matéria foi transformada em lindos produtos, como sacolas sustentáveis da Gota Limpa. E o mais importante: em parceria com uma cooperativa em Viamão/RS, a mão-de-obra deste projeto foi responsabilidade de mulheres costureiras que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Ou seja, além de ajudarmos o meio ambiente, também ajudamos a sociedade gerando renda para essas mulheres.
As bolsas confeccionadas com resíduos industriais foram distribuídas como brindes ecologicamente corretos. “Ganhar o prêmio, disputado entre grandes empresas com projetos incríveis, nos encheu de orgulho e seguiremos nesse propósito de contribuir, de alguma forma, fazendo nossos brindes sempre dentro de uma causa sócio ambiental”, afirma a diretora da Gota Limpa, Camile Bertolini.
No projeto premiado, utilizamos uma tonelada de resíduos na fabricação de três mil itens promocionais, e o mais importante: isso gerou R$ 15 mil em renda em prol da comunidade de mulheres que buscam a melhoria contínua e inclusão social. “Era um projeto despretensioso, mas cheio de boas intenções. Distribuímos as sacolas a vários de nossos clientes que estiveram conosco nas lives. Elas carregaram nossos produtos novos e passaram a fazer parte do dia a dia das pessoas. Hoje nossa bolsa carrega um prêmio reconhecido pelos jurados, pois, para nós, ela já tinha um significado muito grande”, destaca Camile.
Repensar o destino dos resíduos produzidos na fábrica da Gota Limpa é uma forma de transformar o destino de muitas mulheres.
Com sustentabilidade e responsabilidade social, tudo fica bem.